TOUROS




Touros é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, na mesorregião do Leste Potiguar e no Polo Costa das Dunas. Tem o apelido de "esquina do Brasil" ou "esquina do continente", já que se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz uma curva.
Em 1501, em uma expedição enviada pelo rei de Portugal, ocorreu o primeiro desembarque de colonizadores portugueses ao litoral do Rio Grande do Norte pela orla marítima, na área de limite entre os municípios de Pedra Grande, Touros e São Miguel do Gostoso. Um dos comandantes dessa expedição, Gaspar de Lemos, fixou um marco de posse colonial na praia de Touros, o mais antigo do Brasil, que era feito de pedra em mármore e possuía o desenho da cruzes de Malta e da Ordem dos Cavaleiros de Cristo.  Acredita-se que, antes mesmo da chegada dos portugueses, alguns navegadores espanhóis, como Alonso de Ojeda e Diego de Lepe, teriam chegado primeiro em terras norte-riograndenses. Há também a tese de que, pouco antes da descoberta do Brasil,Pedro Álvares Cabral tenha atingido o Rio Grande do Norte na praia de Touros.
No século XVII, em abril de 1638, um total de 1 400 homens, comandados por Luís Barbalho Bezerro, realizou o segundo desembarque português em Touros e depois partiram rumo a Salvador, na Bahia, deixando quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia de Marcos, com o objetivo de combater os holandeses. No final do mesmo século ocorreu a expansão agrícola das localidades de Ceará-Mirim e Extremoz, dando início ao processo de desenvolvimento econômico de Touros.
No século seguinte, ocorreu a fixação definitiva dos portugueses em Touros. A imagem de Bom Jesus dos Navegantes, atual padroeiro do município, de origem incerta, também chegou à localidade. Em homenagem ao santo foi erguida uma capela, cuja construção durou 22 anos. Uma grande seca ocorrida no Rio Grande do Norte na última década do século XVIII impulsionou a migração de trabalhadores agrícolas vindos do sertão para Touros, já que este possuía terras mais férteis apropriadas à prática da agropecuária.
Em 5 de setembro de 1823 o povoado de Touros foi elevado à categoria de distrito. Em 1832 foi instituída a freguesia de Bom Jesus dos Navegantes e, em 11 de abril de 1833, a Resolução do Conselho do Governo Provincial elevou Touros à categoria de vila, tornando-se município do Rio Grande do Norte, desmembrado de Ceará-Mirim, e instalado em 26 de julho do mesmo ano. A resolução foi confirmada quase dois anos depois pela lei provincial nº 21, de 27 de março de 1835. A origem do nome do novo município é incerta, mas há três versões a respeito do nome "Touros": a primeira indica que o nome refere-se a um rochedo situado na praia com formato da cabeça de um touro, a segunda de que o nome foi dado pelos portugueses, devido a grandes rebanhos de gado existentes na localidade, e a última aponta que a denominação foi dada por navegadores fenícios em homenagem à cidade de Tiro, posteriormente denominado "Touro".
Inicialmente, o município de Touros possuía uma grande extensão territorial e 180 quilômetros de praias. Com o passar do tempo, o quadro territorial do município foi sendo alterado com a criação de distritos e a emancipação destes, elevados à condição de município, por meio de lei estadual. De Touros foram desmembrados os atuais municípios deMaxaranguapePureza e São Miguel do Gostoso (ex-São Miguel de Touros).
Entre os fatos históricos do século XX, destacaram-se a construção o Farol do Calcanhar (1908); o pouso do avião Savóia-Marchetti (modelo S-64) na ponta do Calcanhar, em 1928, devido ao tempo instável e, consequentemente, à má visibilidade; a transferência do marco de posse colonial sagrado de Touros, em 1974, para Natal, primeiramente museu do Sobradinho e posteriormente para a Fortaleza dos Reis Magos; e a construção do marco inicial da BR-101, que liga Touros ao Sul do país pelo litoral. Em 2000, a lei estadual nº 7831 designou Touros como "a porta de entrada para a criação do estado do Rio Grande do Norte" e instituiu o dia 7 de agosto como a data de aniversário do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário