quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Gravides na adolescência



O corpo de uma adolescente ainda está em fase de crescimento, chegando a está preparado a partir dos 20 anos para poderem gerar um feto, a adolescente que engravida está colocando em risco tanto sua vida como a vida da criança que está sendo gerada em risco, sem contar que a gravides na adolescência faz com que a adolescente adie seus planos e a primeira coisa que fica em segundo plano na vida da jovem é o estudo, muitas dessas adolescentes que engravidam não terminam o ensino médio e consequentemente vão trabalhar em lugares que utilizam mão de obra barata e sem qualificação, essas adolescentes enfrentam problemas em conseguir emprego, pois geralmente não conseguem trabalhar além de sofrerem descriminação por serem mães tão sedo, é praticamente uma criança tomando conta de outra criança, toda a família sofre com a situação.
A responsabilidade do surgimento de uma criança não é apenas da manina mas o menino tem igual responsabilidade, porém muitos não pensam assim, acarretando uma sobrecarga sobre a menina. Ouvir uma menina de 10 anos com barriguinha de grávida dizendo: Amo Meu Bebê!. Chocante para dizer a verdade. Uns vão dizer que foi imaturidade, outros que foi pelo calor do momento, muitos dizem que foi por descuido, outros que foi por irresponsabilidade, mas qual o verdadeiro motivo de tantas meninas novinhas, jovens, algumas que nem bem entraram direito na adolescência, acabarem engravidando? A verdade é que eu tenho visto jovens grávidas cada vez com menos idade.
Informação está por todos os lados, basta ligar a TV, entrar na internet, há palestras dentro das escolas e acompanhamentos para grupos de jovens pelo SUS e também pelas igrejas, não podemos dizer que o motivo de haver tantos depoimentos de gravidez na adolescência seja por falta dela, a informação. Por isso trocar idéias é tão benéfico. Claro que uma gravidez na idade madura, com um casal estruturado é muito melhor e todo mundo pretende uma vida melhor. Muitas as vezes não é assim que acontece e a gravidez na adolescência pode acontecer. Também acontece de uma menina que está grávida com 12, 14 anos, da um depoimento de gravidez na adolescência é mal vista, vista com pena, vista como “fácil”. Mas gente, a corda sempre quebra apenas no lado mais frágil, a mulher carrega a criança, e um filho e é par sempre. Mas um bebê é feito por um casal e os dois lados tem que ser orientados. Cabe também aos pais dos meninos a responsabilidade da orientação sexual para que esses imprevistos não aconteçam. Não que uma gravidez seja algo ruim, mas a questão é outra, e devemos pensar em todos envolvidos.
Mesmo assim os índices de depoimentos de gravidez na adolescência têm aumentado e muito e diversos casos aparecem a cada dia. Em alguns estados mais afastados dos grandes centros, ainda é muito comum ver meninas novinhas, adolescentes, já mamães ou ainda gestantes, mas meio que virou uma coisa “normal”, banalidade corriqueira, e realmente nos acostumamos a ver e conviver pois a frequência é incrivelmente grande. Mas afinal, de quem é a culpa, o que fazer nesse momento de impacto para os pais e até mesmo do casal, ou em muitos casos a menina apenas que se vê grávida e sozinha. Não são raros os casos em que após a gravidez, as juras de amor, acabem caindo por terra e aquele amor que era infinito se torna um pesadelo com uma consequência não imaginada e muito menos planejada, a chegada de um filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário