quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Limites entre estética e saúde



Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes. A busca pelo “corpo perfeito” caracterizado pelo padrão de beleza, vem ganhando grande espaço na vida da sociedade atual. Logo, para alcançar o paradigma imposto pela coletividade moderna, muitas pessoas arriscam a vida em busca de um padrão, muitas vezes, inalcançável.
    Nesse sentido, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas e Estéticas, o Brasil, pela primeira vez, passou os EUA e agora é o país com maior numero de cirurgias estéticas mo mundo. Da mesma forma, é crescente o uso de esteróides anabolizantes, principalmente pelo público jovem, em todo o território nacional, além da aplicação de milhares de dietas milagrosas vistas diariamente nas Redes Sociais. Isso mostra a facilidade com que o corpo social é influenciável pelos protótipos.
    Nesse contexto, tal influência, muitas vezes, chega ao extremo e afeta a saúde do indivíduo. Alguns desses, principalmente jovens do sexo feminino, desenvolvem compulsão alimentar coligado à anorexia e bulimia, gerando depressão, e, em alguns extremos, à morte. Isso mostra que é necessário políticas que alertem, sobretudo, aos jovens, dos perigos associados à insatisfação corporal.
    Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental, por meio da criação de campanhas de saúde associadas a esse assunto e lideradas por profissionais qualificados; bem como a divulgação desses projetos por parte dos meios de comunicação a fim de que se alcance um maior número de pessoas. Dessa forma, muitos terão acesso à informação e o padrão poderá ficar em segundo lugar quando o objetivo for uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário