quinta-feira, 28 de abril de 2016

Reciclando óleo de cozinha usado



Resultado de imagem para sabão caseiro


Por muito tempo as pessoas descartavam o óleo de cozinha usado nas redes de esgoto. Quando isso é feito, muitos litros de óleo entram em contato com águas limpas de rios e solos e com o passar do tempo essa prática pode prejudicar os encanamentos, causando o entupimento e o mal funcionamento das estações de tratamento, além da contaminação de milhares de litros de água.
sabaoPor isso, há alguns anos as pessoas começaram a ter a consciência de que o óleo vegetal usado tinha que ser descartado de forma que não poluísse o meio ambiente. em Curitiba, há um ponto de coleta instalado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na Rua Desembargador Motta, 3.384, no bairro Mercês. Todo o óleo recebido no local é entregue à reciclagem. Com essa matéria-prima, são fabricados detergente, água sanitária e sabão em pasta e em pedra – segundo o governo, 10% desses produtos de limpeza são doados ao Hospital Erasto Gaertner.
Também é possível entregar o óleo usado na fritura, embalado em garrafas PET de 2 litros, nos terminais de ônibus, para os caminhões do programa de coleta de lixo tóxico domiciliar da prefeitura. Os veículos permanecem nos terminais das 7h30 às 15 horas, de acordo com um calendário específico divulgado anualmente na internethttp://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/lixotoxico.aspx. Já os medicamentos vencidos, que também podem ser descartados em várias farmácias, basta acessar: http://www.descarteconsciente.com.br/curitiba
RECEITA DE SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA:
ATENÇÃO! Antes de iniciar o procedimento, saiba que irá utilizar soda cáustica na receita, que é um produto tóxico e corrosivo. Por tanto, ele precisa ser manuseada com cuidado e utilizando luvas, máscara e óculos de proteção. No processo para diluir a soda em qualquer produto líquido, a mistura solta um gás que pode ser tóxico, por isso, tome muito cuidado.
1. Sabão líquido com óleo e álcool: o mais rápido
2 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de álcool
1/2 kg de soda em flocos ou escamas
Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo. Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes. Este sabão é ótimo para limpeza geral.
2. Sabão em barra com óleo e álcool: o mais famoso
1 kg de soda cáustica em flocos
2 litros de água
4 litros de óleo de cozinha
1 litro de álcool
5 ml de essência
Se preferir, você pode colocar elementos decorativos, como ervas aromáticas, especiarias, flores secas, conchas etc. Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente 2 litros de água quente. Misture com muito cuidado utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente. Junte os 4 litros de óleo e continue mexendo por 20 minutos.
Acrescente o álcool e a essência. Se quiser, este é o momento para colocar elementos de decoração. Misture até obter uma pasta consistente.
Despeje o conteúdo em um caixote de madeira forrado com um pano ou em formas, espalhe bem e acomode a pasta dentro do recipiente. Deixe secar por no mínimo 24 horas. Após a secagem, corte o sabão no tamanho desejado e enrole os pedaços em papel filme.
Sabão com óleo e detergente: o mais econômico
6 litros de óleo usado
1 litro de soda cáustica líquida
1 litro de detergente de coco
Despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar.
Fonte: Site Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário